A natação é um excelente exercício para o cão, principalmente quando ele apresenta algum problema físico.
O Wendy teve uma lesão grave na coxa e precisou fazer natação para ganhar massa muscular e voltar a andar normalmente. Como o Willy não ficava longe do Wendy, coloquei-o na natação também.
Antes de iniciar a natação ambos tomaram vacina contra a gripe para não se resfriarem. Foi recomendação dos médicos veterinários.
A natação era realizada na piscina do “pet shop” onde tomam banho. A água da piscina ficava a uma temperatura morna e agradável para não causar muita diferença térmica.
No início ambos nadavam com coleiras para naõ afundar. Eram acompanhados de dois instrutores. Eles nunca ficaram sozinhos, para que não ocorresse nenhum acidente como, por exemplo, afundarem.
Nadavam no verão. Sempre com supervisão do veterinário e dos moços responsáveis pelo setor de natação.
A duração é de uma hora, mas nadavam apenas meia hora com intervalos para descansarem. Eu levava em consideração a idade dos dois e os problemas de saúde que o Wendy enfrentava.
No período de inverno não nadavam para que não adoessecem, e nos dias de chuva esperava abrir o tempo para retornarem á natação.
O Wendy teve uma grande melhora com o exercício, ganhando massa muscular e voltou a andar com segurança. Foi uma vitória para ele, embora apresentasse outros problemas.
Tanto o Willy como o Wendy divertiam-se nos momentos em que nadavam juntos. Sentiam-se bem e relaxados. E para mim também era um divertimento vendo-os nadar. Voltava sempre molhada para casa de tanto brincar com eles. Foi imprecionante a desenvoltura do Willy no seu primeiro dia na piscina. Lançou-se á agua muito feliz, respirando alto e adequadamente, de acordo com os movimentos. Parecia um mestre da natação.
Logo o Willy e a Gaia retornarão àgua para desfrutar do calor agradável da estação e aproveitá-lo ao máximo.