A Gaia está doentinha.
Há quinze dias a Gaia foi diagnosticada com três problemas de saúde. Foi constatada pancreatite aguda (inflamação do pâncreas); um pequeno aumento do fígado; três pequenos cálculos no rim.
Está sendo assistida por uma equipe de médicos veterinários que solicitaram uma série de exames considerados importantes: ultrassom abdominal e exames de sangue (inclusive específico para o pâncreas). Agora será feito exame de sangue para verificar o colesterol e triglicérides (é muito importante).
Para a realização dos exames o animal deve fazer jejum, como o ser humano.
Observe seu animalzinho assim que perceber alguma alteração de comportamento: a Gaia teve vômito excessivo, ficou deitada na cama o dia inteiro, abatida sem vontade de brincar. Se alimentou bem (fato que às vezes confunde o dono: embora tenha se alimentado estava com um quadro de pancreatite) Muitas vezes o pet não demonstra dor (a Gaia somente demonstrou dor ao vomitar). A pancreatite costuma causar muita dor. Nesse momento os médicos veterinários estão cuidando da pancreatite por ser mais grave; posteriormente cuidarão do fígado e dos cálculos.
Ela tomou medicamentos específicos e está passando bem. Está se alimentando normalmente. Eu tenho observado todo o seu comportamento, pois passando mal (vômitos ou falta de apetite ou apatia, devo levá-la imediatamente ao hospital).
Devo fazer controle constante por meio de ultrassom abdominal e exames de sangue.