“O Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente promovendo o bem- estar das populações”.
Essa definição é fornecida pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).
O ” Ecoturismo tem por finalidade permitir o contato com a natureza, bem como promover a proteção das áreas onde ocorre. Funda-se nos conceitos de educação, conservação e sustentabilidade”. É um “segmento do turismo voltado para a contemplação, atividades de lazer, esportivas ou educacionais no meio natural de forma a preservar os patrimônios naturais e culturais do local visitado”.
Em Águas de Lindóia, interior do Estado de São Paulo, é possível realizar passeios de ecoturismo, por meio da Jeep Trilha e Cia.
Os passeios incluem:
- Circuito das Montanhas e Morro Pelado – passa-se por dentro da mata, subindo para o “circuito das montanhas, onde se tem um belo visual de Vales, Matas e Cidades”.
- Cachoeira da Ponte Nova – “uma pequena queda d’água que permite um ótimo relaxamento”.
- Morro Pelado, Matão e Cachoeira” – “percorre-se antigas fazendas de gado e café, construção em pedra bruta que data a época da escravidão”.
- Circuito do Rally das Águas – “este é o trecho onde foi realizada a 6ª etapa do Rally Brasileiro Cross Country. Dispõem de um visual maravilhoso com algumas paradas para fotos, sendo que uma delas há uma curiosidade: uma pedra simbolizando a divisa de Estados”. (São Paulo e Minas Gerais).
- Trilha do PQP – ” local próprio para amantes do Off Road pesado. Trecho com inúmeros obstáculos: pedras, erosões e torções.
Como se observa, a cidade de Águas de Lindóia proporciona inúmeros passeios aos visitantes que queiram estar em contato com a natureza.
fonte: Marquinho Jeep Trilha (Águas de Lindóia); www.eco.org.br; infoescola.com