Embore more em uma casa grande com quintal, meus cachorros passeiam todos os dias.
O passeio é muito importante para a saúde física e mental do animal. Viver confinado entre quatro paredes pode- lhe causar estresse.
Passear com o animal de estimação é um modo de fazer com que ele mantenha a forma e não fique obeso. A Gaia é da raça Shih Tzu e nasceu com problemas nas patelas. A caminhada é fundamental para que ela não fique acima do peso e evite a cirurgia nas perninhas.
O Willy adora passear. Hoje está com 12 anos e tem um pequeno sopro no coração devido a idade. Em razão disso evitamos que se esforce demais durante o passeio.
O exercício é importante para que o animal se torne mais sociável com pessoas e outros cães, impedindo assim que se torne agressivo ou sofra de depressão.
Quando retornam do passeio ambos, Willy e Gaia, costumam dormir por um período, recuperando a energia dispendida. O passeio faz com que sintam relaxados.
Médicos veterinários afirmam que o passeio permite controlar o peso, aumentar a massa muscular, prevenir problemas de articulações “além de estimular e apurar a audição e o olfato”. (www.petmag.com.br).
Durante o passeio alguns cuidados devem ser tomados:
- leve um saco plástico para recolher a sujeira do seu pet;
- dê preferência ao horário da manhã ou ao final da tarde. Evito o sol quente para que não queime as patinhas deles. Procure caminhar pela sombra.
- levo sempre um pouco de água. Utilize apenas água filtrada ou mineral.
- os meus pets caminham com coleiras (tipo colete), e guias. Não os deixo passear sem coleiras, sozinhos, pois podem ser atropelados.
Sempre que posso acompanho o passeio deles. É importante o dono dedicar alguns minutos de seu tempo para caminhar com os pets. Faz bem a eles e também a nossa saúde.
fonte: www.petmag.com.br