- Por primeiro é necessário lembrar-se que as malas e bolsas grandes vão para o bagageiro.
- Portanto, evite o excesso de bagagem a fim de não usurpar o lugar de outras pessoas com muitas bolsas de mão no porta bagagem interno.
- Ocupa-se, exclusivamente, o banco ou poltrona correspondente ao valor de seu bilhete de passagem. Evite invadir o espaço de outros, principalmente quando lê jornal.
- Nunca use a luz de leitura de seu vizinho, isso não é educado. Conversar no período noturno também atrapalha o sono das outras pessoas.
- Tirar os sapatos durante a viagem, seja de avião ou de ônibus, é impróprio, não cometa esta indelicadeza.
- Nos aviões, os serviços de bordo são realizados principalmente pelas aeromoças. Lembre-se que há muito serviço a ser realizado por elas, não as chame a todo instante sem necessidade, há muitos passageiros.
- Preste atenção à explicação das aeromoças quanto aos procedimentos de emergência. É extrema falha falta de educação e de inteligência demonstrar desinteresse por algo tão sério.
- Pedir para ir à cabine durante a viagem é no mínimo grosseiro; pilotos e demais tripulantes tem vários trabalhos importantes a fazer, não devem se dividir para satisfazer a curiosidade dos curiosos inconvenientes.
- Evite, também, encher bolsas com sobras de lanche, manteiga, mostarda e ketchup, com a justificativa que vai levar para as crianças. Isso é grosseiro.
- Ao chegar ao seu destino, evite o alvoroço na saída, querendo um passar na frente do outro. Nada melhor do que aguardar a avalanche passar para sair calmamente, educadamente.
Quanto ao mais…..boa viagem.