A forma como os talheres são dispostos em uma mesa tem um significado para que o garçom saiba que você já terminou a refeição.
A disposição básica dos talheres é a seguinte: garfos à esquerda, e facas e colheres à direita.
Quando a comida já foi servida, nunca encoste os talheres na toalha da mesa. Eles devem, a partir desse momento, descansar sempre sobre o prato, mesmo que já tenham sido usados, como por exemplo, se for beber alguma coisa, proceda assim.
O manuseio dos talheres pode ser feito de duas formas: seguindo o estilo americano ou o europeu. Naquele deve-se cortar os alimentos com faca na mão direita “enquanto segura-se o garfo com a esquerda”. “Ao terminar de cortar, deixe-se a faca descansando na borda do prato com a serra para dentro”. Dessa forma, deve-se segurar o garfo com a mão direita e pegar os alimentos desejados, sem ajuda da faca. As pessoas canhotas podem continuar usando a mão esquerda. Neste, a faca fica na mão direita para que alimento seja levado à boca pela mão esquerda mesmo sem necessidade de trocar de lado. Aqui, é possível colocar a comida no garfo com o auxílio da faca.
Ao descansar os talheres o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito (posição 7h e 20 min do relógio).
Ao terminar a refeição, não cruze os talheres dentro do prato. “O certo é colocá-los em posição perpendicular ao prato, sentido norte-sul”. “Se estiver satisfeito deixa os talheres juntos e paralelos em cima do prato”. E tenha uma boa refeição.
fonte: etiquetaeboasmaneiras blogspot; terra; fotos de Brazilian Voice e Emprego e Renda