Cuidar da pele, segundo o médico especialista, é uma atividade diária que envolve ações simples, mas bastante eficazes.
Pensando nisso, descubra agora os melhores cuidados e recomendações para garantir que a sua pele se mantenha firme, bonita, saudável e jovial por mais tempo.
Dessa maneira, você evita o aparecimento de acne, rugas e outros sinais do tempo sem precisar gastar muito.
7 recomendações de cuidados essenciais com a pele para fazer em casa
– Foco na limpeza diária:
Uma das recomendações mais básicas de cuidados com a pele, segundo qualquer médico especialista, se refere a limpeza.
Neste ponto, o foco não está naquelas grandes limpezas com milhares de produtos que você já viu em algum tutorial da internet.
Uma boa limpeza deve começar sempre com o básico, o que inclui água e um sabonete, preferencialmente adequado para a sua pele.
De acordo com diversas pesquisas, o ideal é limpar a pele, do rosto no caso, três vezes ao dia, sendo: ao acordar, durante a tarde e antes de dormir.
O ideal é evitar mais que esse número de limpeza básica, já que limpar demais pode causar o aumento na produção de óleo e resultar em espinhas e cravos.
Caso você pratique algum tipo de atividades física, a dica é sempre limpar/lavar a pele após a atividades, para a retirada do suor e dos minerais que saem pelos poros.
Dica: escolher um sabonete é simples: via de regra, opte pelas versões mais neutras, que agridem menos a pele ou aqueles que focam no seu tipo de tecido, como os hidratantes ou para pele oleosa.
– Proteção é fundamental:
Seguindo a linha de limpeza, o médico especialista na área afirma que é preciso proteger os tecidos contra agentes nocivos, como o sol e a poluição do ar.
Acontece que esses agentes estão diretamente ligados com o envelhecimento da pele e ainda causam a oxidação de células e a obstrução dos poros, contribuindo para o aparecimento da acne.
Para garantir um bom resultado final, a dica é sempre utilizar um filtro solar adequado para o seu tipo de tom de pele, em todas as estações do ano.
Photo by Rafaella Mendes Diniz on Unsplash
Dentro dessa ideia, consulte um médico especialista para definir o melhor produto com melhor ação.
Afinal, existem protetores com ação clareadora, antioxidantes, fotoprotetor e até algum de via oral, que potencializam a ação do protetor passado na pele.
– Foco no hidratante:
O hidratante de pele é aquele tipo de produto que todo mundo já teve, já ouviu falar da importância e, ainda assim, poucas pessoas o utilizam.
Geralmente, a recomendação é fazer uso do hidratante após o banho e antes da aplicação de protetores solares e maquiagem.
Isso porque, esse tipo de produto fornece uma série de nutrientes essenciais para a pele, garantindo a saúde dos tecidos.
Assim, o hidratante evita que a pele fique seca ou rachada, pode ajudar a controlar a oleosidade, evita o envelhecimento precoce e garante maciez e brilho naturais.
– Invista em uma limpeza profunda:
Dando continuidade a essa lista, um dos cuidados que o médico especialista afirma que podem mudar os seus tecidos são os cuidados mais profundos.
Principalmente indicado para mulheres que utilizam maquiagem, os cuidados devem incluir sempre retirar todo o produto da pele antes de dormi.
Para isso, utilize um demaquilante ou água micelar.
Vale ressaltar que a água micelar pode ser utilizada diariamente e é uma opção super viável, já que retira impurezas, reduz a oleosidade e ainda atua como um hidratante.
Outra recomendação de cuidado para um resultado final mais poderoso é fazer uma vaporização para abrir os poros.
A vaporização pode ser feita esquentando uma quantidade de água, colocando em uma bacia e ficando com o rosto próximo da água, onde está o valor, por mais ou menos cinco minutos.
Depois disso, você consegue limpar melhor a pele e fazer a retirada total de cravos e espinhas.
– Durma e se alimente bem:
Entre as recomendações de cuidados essenciais com a pele está o sono e alimentação, que funcionam como alguns tratamentos estéticos.
Em primeiro lugar, o sono, é um importante regular do organismo e garante a recuperação interna, reduzindo infamações, envelhecimento precoce, inchaço e muito mais.
Em segundo lugar, a alimentação, é capaz de aumentar ou reduzir a oleosidade da pele, combater a oxidação de células e envelhecimento precoce e melhorar o fluxo interno.
Dessa forma, sono e alimentação impulsionam o funcionamento do seu corpo, garantindo que tudo funcione como realmente deve.
Importante: consumir muitos alimentos gordurosos pode aumentar a óleos
Importante: consumir muitos alimentos gordurosos pode aumentar a oleosidade da pele e acne, enquanto dormir mal aumenta o aparecimento de rugas, bolsões e dilatação de veias.
– Escolha os produtos pela qualidade:
Muito se falou nas recomendações de cuidados acima sobre sabonetes, cremes, águas e demais.
Todos esses produtos fazem parte da rotina e precisam ser avaliados antes de serem comprados.
A dica é: prefira um de qualidade do que dois ou mais que sejam inferiores.
Pense que você vai passar isso no maior órgão do seu corpo, a pele, e que o resultado realmente deve ser eficaz, afinal, esses produtos também atuam como tratamentos.
Se preferir, consulte um médico especialista para conhecer melhor o seu tipo de pele e fazer com que o resultado final seja mais eficaz.
– Evite hábitos ruins:
Para finalizar essa lista de recomendações de cuidados, é preciso falar sobre hábitos que prejudicam a sua pele, como o tabaco, álcool em excesso e até o sedentarismo.
Esses hábitos prejudicam a saúde do seu organismo bem como dos tecidos, aumentando o aparecimento de acne, rugas e muito mais.
Por isso, tenha uma vida mais saudável, pratique atividades físicas e mantenha os seus hábitos em dia.
fonte: matéria e fotos fornecidas por Danielle da AesCare
foto em destaque: Photo by Jens Kreuter on Unsplash