HISTÓRIA
Até o século XIX, a região era habitada por indíos caiapós
Por volta de 1860, tropeiros que viajavam para o planalto goiano, passando por Minas Gerais encantaram-se com a água, o clima e as paisagens. Usavam as águas para curar os ferimentos na pele. Cansados e machucados banhavam-se nas águas mornas que minavam do solo. “Para surpresa deles, a água renovava as energias e fazia com que a cicatrização dos ferimentos acontecesse mais rapidamente. (“Águas de Lindóia SP Brasil”).
“Surgiu, assim, o mito das Águas Quentes”. Esse fato chegou ao conhecimento do médico italiano Dr. Francisco Antônio Tozzi, que, em 1909, realizou diversas pesquisas sobre a água até que em 1910 construiu as Thermas de Lindóia, “um balneário que utilizava a água mineral no tratamento de vários problemas de saúde”.
O trabalho do Dr Tozzi atraiu a atenção de Madame Curie, vencedora do Prêmio Nobel de Química, que realizava pesquisas na França sobre a radioatividade promanada de Águas de Lindóia. Como estudava a radioatividade na França, “talvez este tenha sido o tema das conversas”, pois alguns anos mais tarde comprovou-se que a água mineral de Águas de Lindóia “atingia 3.179 maches na escala radioativa, contra 185 maches das famosas fontes de Jachimou na Tchecoslováquia e 155 maches das fontes de Bad Gastein, na áustria”.
“A radioatividade natural da água é extremamente benéfica para o organismo”. Está comprovado que tais águas minerais contém a maior radioatividade em todo o mundo, sendo pois um orgulho para nós brasileiros.
Hoje, o lugar virou estância, cuja economia gira em torno do “Turismo de Negócio, Turismo Rural, Turismo Esportivo, Industria de Malhas, Engarrafamento de água mineral, Artesanato, etc”. (“Águas de Lindóia SP Brasil”).
A CIDADE
Águas de Lindóia é uma estância hidromineral, situada no interior do Estado de São Paulo.
É considerada a Capital Termal do Brasil, cujas águas com propriedades medicinais são internacionalmente conhecidas.
O município abriga o Balneário que proporciona à população e turistas diversos banhos e massagens relaxantes, com ” características de spa”.
Cercada por inebriantes montanhas, a arquitetura da cidade possui um charme europeu que nos transporta a um mundo de sonhos e divagações, tal seu equilíbrio e tranquilidade, vale a pena conhecê-la.
A cidade possui aproximadamente 30 hotéis e pousadas, desde os mais luxuosos até os mais simples, dando oportunidade, assim, que todos possam visitar a cidade.
PONTOS TURÍSTICOS
Águas de Lindóia oferece inúmeras atrações aos visitantes, como:
- Igreja Nossa Senhora das Graças : Patrimônio histórico da cidade. Foi construída em homenagem à padroeira da cidade. (1918 – 1927). Começou como uma pequena capela e “logo se tornou matriz”. (“Circuitos Turísticos – SEBRAE – SP”).
- Igreja Matriz do Cristo Rei : “Sua arquitetura moderna possui belos vitrais e lembra uma estrela”.
- Bosque Municipal “Zequinha de Abreu” : ” Localizado na Praça Dr Francisco Tozzi, próximo ao Balneário Municipal, é uma alameda arborizada às margens de um riacho” que corre sereno em toda a sua extenção. “Aos domingos e feriados suas escadas são utilizadas para a realização de feira de artesanato, malhas, artigos de couro”.
- Mirante do Cristo : oferece uma visão panorâmica de toda a região, bem como, pode-se avistar cidades vizinhas. O acesso “é feito de carro, por estrada pavimentada, ou de trenzinho turístico que sai do centro, na Praça Adhemar de Barros”.
- Represa Cavalinho Branco : Imenso lago onde são realizados passeios a cavalo, de bicicleta e de charrete. Local onde observam-se dezenas de capivaras ao ar livre.
- Recanto dos Nefelibatas : No local há um bar e restaurante “com localização privilegiada”, cortado por um alegre riacho que forma uma ” cascata de pedras”. As especialidades do local são torresmo, costelinha de porco e bolinhos de carne – seca.
- Morro Pelado : Com altitude de 1400 m, possui uma plataforma de vôo livre de asa delta, inaugurado em 1984. É procurado para atividades de aventuras
- Gruta Nossa Senhora de Fátima : “Localizada ao fundo da Prefeitura Municipal, a pequena capela oferece ao turista mais uma fonte de água pura mineral. Lá o silêncio é tocante, talvez pela pequena diminuição do lugar. Apresenta uma parede de pedras irregulares onde as pessoas que a visitam costumam colocar papeizinhos com seus pedidos, lembrando o “muro das lamentações”, de Jerusalem, a cidade Santa. Aí experimenta – se um momento de recolhimento de fé e meditação, que vivifica a alma.
TURISMO RURAL
- Engenho e Pesqueiro do Barreiro : Com uma área de 82000 m², é possível voltar ao passado, “visitando o moinho de fubá, o monjolo, o alambique, o engenho de cana e um casarão centenário construído no século XIX por escravos. A propriedade oferece a você “a tradicional pinga de alambique” e o tradicional café torrado na hora.
- Rancho São Nicolau : “Sua estrutura está voltada principalmente para o turismo equestre, com aitvidades como cavalgadas, aulas de equitação para profissionais e iniciantes. Aos domingos abre seu restaurante com comida mineira, com roda de violeiros”.
- Sítio Monte Alegre : “Propriedade em meio à Serra da Mantiqueira, com destaque para as trilhas ecológicas com direito a cachoeira, caminhada pelo cafezal e passeios a cavalo. “Oferece ainda o café da roça com produtos artesanais, como queijos e pães caseiros. Pode -se efetuar compras do tradicional queijo da região e deliciosos vinhos de colônia”.
ECOTURISMO
- Jeep Trilha : são diversos roteiros de passeios de jeep pela região, dos mais tranquilos aos mais radicais.
- Lindóia Aventura : Parque com uma área de 69 mil m² de mata nativa, nascente d’ água, pássaros de diversas espécies e lagos. Possui tirolesa, arvorismo, paintball, rapel e pesca esportiva.
Águas de Lindóia é uma importante cidade do circuito das águas, com charme europeu, ar puro do interior, e, no inverno, com clima frio típico de cidade serrana.
fontes: Cicuitos Turísticos – SEBRAE – SP ; www. turismopaulista.com.br ; “Águas de Lindóia SP – Brasil”.