A República Federativa do Brasil é composta por 26 Estados e um Distrito Federal.
Sua área de 8.514.876 km² é dividida em cinco regiões:
1- Região Norte : formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A população é composta por indígenas, descendentes de portugueses e de pessoas vindas de outros Estados do país: paulistas, gaúchos, paranaenses.
A cultura é diversificada: há danças, crenças, comidas, festas (como o Círio de Nazaré; a Festa do Divino; a Folia de Reis; o Boi-Bumbá).
Os índios realizam rituais conforme sua crença e tradição.
Os trabalhos artesanais são produzidos com fibras, coquinhos, cerâmica, pedra- sabão, barro, couro, madeira, entre outros. Encontramos bichos, colares, pulseiras, cestarias, etc (www.mundoeducação.bol.uol.com.br).
No Estado de Tocantins, o capim dourado é muito utilizado na fabricação de bolsas, chapéus, pulseiras e diversos enfeites.
Na região norte encontra-se a maior e variada floresta do planeta: a Floresta Amazônica.
2 – Região Nordeste: os Estados que compõem esta região são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grand do Norte e Sergipe.
O carnaval é a festa mais popular do Nordeste, principalmente nas cidades de Salvador e Recife (e na cidade de Olinda).
Todavia, festas juninas e a Folia de Reis atraem inúmeros turístas.
“A culinária destaca-se por temperos fortes e comidas apimentadas: carne de sol, sarapatel, acarajé, vatapá, tapioca, frutos do mar, etc (www. mundoeducação.bol.com.br).”
O artesanato é diversificado: rendas, cerâmica, couro, argila, garrafas com imagens produzidas de areia colorida, etc.
3- Região Centro-Oeste : é composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.
“As principais festas são: a Procissão de Fogaréu (durante as comemorações da Páscoa), as Cavalhadas (apresentação teatral ao ar livre que representa uma batalha medieval entre cavaleiros cristãos (vestidos de azul), e cavaleiros mouros (vestidos de vermelho).”
O artesanato é o tear manual que produz diversas peças de tecido.
A culinária destaca-se pela galinhada com pequi, empadão goiano e frutos do cerrado.
“A população do Distrito Federal é composta por imigrantes de todas as regiões do Brasil; por isso, a culinária é variada.”
4- Região Sudeste : Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo.
São Paulo, é o Estado que possui a maior população e a maior produção econômica do país. Concentra o maior polo industrial: automóveis, aviões, alimentos, informática, etc.
A culinária do Sudeste brasileiro é variada: feijoada, farofa, cuscuz paulista, pizza, pão de queijo, etc.
O artesanato é diversificado, pois cada Estado possui matérias – primas típicas : panelas, redes, moringas, cerâmicas, bordados, trabalhos com pedra – sabão.
5 – Região Sul: formada por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Região que sofreu forte influência dos imigrantes europeus.
O Rio Grande do Sul é um Estado rico em tradições. O gaúcho é representado pela bombacha, o lenço no pescoço, o poncho e o chimarrão (onde se usa a erva mate).
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a Festa da Uva são as mais populares.
O churrasco, o chimarrão e o pinhão, bem como pratos típicos dos imigrantes italianos e alemães formam a culinária do Rio Grande do Sul.
No Paraná, as festas de Divino e de São Benedito são tradição do Estado. O cozido de carneiro com legumes e frutas é apreciado pelo povo paranaense.
Em Santa Catarina, a festa da cerveja (“OKTOBERFEST”) em Blumenau é de origem alemã e tradicional no local.
O artesanato da região sul como matérias – primas a cerâmica, produtos de fibras naturais, couro, lã, utensílios para chimarrão, encilhas para cavalos, etc.
O Brasil oferece aos turistas nacionais e internacionais várias opções para conhecerem este país, formado por belas paisagens naturais, uma costa imensa, com belas praias, bem como cultura e culinária diversificadas e atraentes, deixando lembranças inesquecíveis naqueles que aqui chegam.