Como os animais de estimação convivem diariamente com seus donos, necessitam de cuidados especiais para que possam manter-se com saúde.
Um desses cuidados é o banho, que além de proporcionar a higiene do pet evita o aparecimento de doenças.
Costumo levar meus cachorros ao “pet shop” uma vez por semana para tomarem banho. De 15 em 15 dias fazem a tosa higiênica pois seus pelos são longos.
Se o dia estiver muito frio ou chuvoso procuro esperar o tempo melhorar, evitando assim que adoeçam. Sempre vejo a temperatura do dia para marcar o banho. Contudo, não os deixo “sujos” por muitos dias. Faço a higiene deles com lenços umedecidos específicos para pets, e estando o tempo agradável levo-os para o banho.
Durante o banho são colocados algodão parafinados nos ouvidos para não entrar água, evitando com esse procedimento dor de ouvido. Os dentes são escovados para mantê-los limpos e sem tártaro.
A tosa higiênica é importante porque apara os excessos de pelos em determinadas áreas do corpo do animal como barriga, patas (o crescimento de pelos entre as almofadinhas – coxim- podem fazer o animalzinho escorregar causando lesões leves até as mais graves); a região íntima e o ânus também precisam ser tosados, pois resíduos de urina e fezes podem causar doenças.
A limpeza dos olhos e ouvidos são importantes para evitar infecção.
As unhas devem ser cortadas, pois quando compridas causam desconforto ao animal machucando-o ou causando-lhe dor.
No verão faço a “tosa na tesoura”, conhecida como “tosa bebê, a fim de deixar os pelos curtos e mais leves em dias quentes (assim não sentem tanto calor).
Os banhos e as tosas (higiênicas e na tesoura) faço apenas no “pet shop” onde são realizados por profissionais experientes.
Uma vez por mês coloco ampolas antipulgas e carrapatos no Willy e na Gaia para que não se manifestem doenças.
willy tomando banho
gaia tomando banho